Virtualização
Consolidação de servidores
- Redução do custo total de propriedade de servidor maximizando a utilização do hardware, consolidando cargas de trabalho e reduzindo também os custos de gerenciamento.
Ambientes de desenvolvimento e teste
- Maior flexibilidade e simplicidade no gerenciamento. Otimização do ciclo de vida do hardware e melhora na cobertura dos testes.
Gerenciamento de continuidade de negócios
- Eliminação do impacto de tempos de inatividade programados e não programados. Possibilidade de recuperação de desastres com recursos como a migração "on the fly" (sem parada de serviços) e clustering de host.
Centro de dados dinâmico
- Construção de uma infraestrutura mais ágil combinada com novos recursos de gerenciamento permitindo, por exemplo, a transferência de máquinas virtuais sem causar impacto sobre os usuários.
Flexibilidade
- Permite aos clientes optar livremente pelo sistema operacional e pelos aplicativos de software mais convenientes ao seu negócio. Pode ser dimensionado para oferecer suporte a ambientes de TI de qualquer porte.
- Além destes benefícios, a virtualização através do sistema de cloud computing permite escalar centenas de computadores interligados fisicamente e dispositivos de armazenamento formando assim toda uma infraestrutura virtual. Tudo isto sem a necessidade de servidores/storages dedicados ou banda de rede permanente para cada aplicação.
- A plataforma virtualizada trabalha sobre um sistema de "nuvens" internas e externas (cloud computing). As nuvens internas armazenam todas as aplicações, independentemente do sistema operacional. Já as nuvens externas proporcionam flexibilidade e escabilidade ao construir uma ponte de interação com as informações internas. A tecnologia de virtualização proporciona uma economia consistente de capital e de custos operacionais, além de maior eficiência operacional, flexibilidade e níveis mais elevados de serviços de TI.
Redução de Custos
- De hardware: aumenta a utilização e reduz os requisitos de hardware com taxas de consolidação de servidores que geralmente superam as dez máquinas virtuais por processador físico.
- De energia: reduz o custo do espaço em rack e da energia de forma proporcional à taxa de consolidação obtida.
- De mão-de-obra: simplifica e automatiza as operações de TI com grande utilização de recursos e de mão-de-obra em ambientes distintos de hardware, sistemas operacionais e aplicativos de software.